domingo, 13 de fevereiro de 2011

A pobreza dos ricos

Definitivamente, não gosto de ricos, não consigo relacionar-me com tais pessoas. Mas antes que digam que isto é preconceito de pobre, deixem-me explicar. Rico que é rico, que nasce em berço de ouro, com o rabinho virado para a lua, com os "mimos" destrutivos dos papás vai crescer mal e mal vai crescer. Porque rico que é rico, o rico que não tem que mexer um dedo mindinho, por assim dizer, para ter o que quer que seja, nunca vai saber nada, nunca vai ter conquistado o que quer que seja, apesar de pensar justamente o contrário. O riquinho vai ser educado na melhor e mais snobe escola, virá da melhor casa com todas as comodidades, andará nos carros com mais traquitanas e (na realidade) um monte de inutilidades dentro de uma lata extra polida e brilhante, usará das melhores e mais caras roupas que custam espatafúrdios só pelo nome escrito na etiqueta (a não ser que o seu processo de manufacção seja algo fora deste mundo não vejo possível explicação) e comerá do bom e do melhor. E sim, provavelmente o dito cujo irá ter uma educação mais completa que a minha, que lhe irá abrir mais portas do que a mim e que também lhe trará mais "cunhas" do que a mim para conseguir qualquer que seja a profissão que lhe ponha um "Dr." atrás do nome; a sua casa será mais confortável que a minha, maior e com melhor decoração e acessórios mas na minha eu darei valor a cada pequeno objecto que terei adquirido com esforço e trabalho; o seu carro será muito mais atraente que o meu mas eu não terei a necessidade de ter uma grande máquina para afirmar o meu status e aprenderei a valorizar outras características mais "nobres" que também me trarão status ou, melhor ainda, Respeito; as suas roupas terão mais qualidade e possivelmente melhor aspecto mas para ele serão apenas um monte de trapos que no fim das contas não valem nada, enquanto que eu quando gastar dinheiro numa peça de roupa vou ter que ponderar se vale a pena o gasto, se é mesmo algo que valha a pena ter e assim até acabarei por me vestir melhor que o rico porque estarei a estudar minuciosamente se vale a pena fazer a compra, ao mesmo tempo que não sentirei aquela frustraçãozinha fútil do ricasso que já não se consegue satisfazer através do consumo obsessivo de algo físico e inútil; ele vai ter a melhor das alimentações, ele não vai saber o que é passar fome, o que é contentar-se com um pedaço de pão duro, mas eu vou saber, eu vou sentir no Meu estômago e eu, com essa pontada incómoda de fome e privação vou estar a sentir um gostinho do que é a Verdadeira existência humana.
Rico que é rico é assim, ainda por cima normalmente é forreta, um pobre chega a partilhar mais o pouco que tem. Mas há que salientar que em todo o caso há a sua excepção! Também há o rico com consciência, que se calhar nunca passou pela vida de pobre mas até tens os olhos abertos e os neurónios a funcionar e um pouco de humildade para ter noção das coisas (espero eu porque nunca conheci nenhum, mas prefiro acreditar que não é um mito) e, depois, há aquele rico que já foi pobre e que, ou lutou para ser rico, ou por algum golpe de sorte assim se tornou, de qualquer das formas, ambos os casos tendem a esquecer-se do que foi ser pobre, mas mais uma vez prefiro acreditar que alguns não o esquecem.
Mas o que interessa para o caso é o rico que é rico mesmo, que é aquilo que eu conheço e vejo e que nunca vi outro diferente. É o rico que Não sabe o que é a vida, que não sente prazer em nada senão nas coisas materiais, fúteis e de aparência. é aquele indivíduo que é de facto o Verdadeiro Pobre, de espírito, de sensibilidade, de consciência, de paz de espírito e tudo o mais de bom que possa existir. E acabo a dar por mim com pensamento de rico a ter asco do pobre, apenas porque eu sou rica de espírito e ele é totalmente pobre, um pelintra, um parasita.
Não, definitivamente não gosto de riquinhos, mas visto que eles agradecem a minha pobreza que os permite ser ricos, então, eu também vou usar a lógica deles, agradeço-vos por serem ricos, permitindo-me assim ser pobre :)

4 comentários:

  1. Já fui pobre, lutei e fiquei rico, trabalhei por anos a fio, economizei e enriqueci, e quando fiquei rico fui feroz e covardemente caluniado por aqueles que eram meus "amigos" na época que fui pobre, fizeram de tudo pra tentar me derrubar, não quiseram saber como subi na vida, só achavam que eu não merecia. Ao invés de lutarem pra melhorar de vida tentaram destruir a minha. Então quero mais que o tal do pobre se exploda, agora sei porque os ricos detestam os pobres, pois são pobres por pura incompetência e comodismo.

    ResponderEliminar
  2. Já ví que esse "tal" aí em cima não merece chegar inde chegou, talvez merecia, mais hoje não merece mais, porque se transformou em um completo idiota, egoísta, orgulhoso, soberbo...Enfim uma pessoa fria que só pensa em sí.
    E quero dizer que não são todos os "riquinhos" são pessoas mesquinhas, quase sempre existe exceção.

    ResponderEliminar
  3. claro que sim , pobre que é pobre tem que ter consciencia de onde fica o seu lugar , rico que é rico assume sempre o seu posto , porque ja lhe foram dadas de qualquer formas meios quer economicos ou sociais para o fazer sem qualquer problema , como eu o faço!

    Switzerland - bern

    ruben pires;)

    ResponderEliminar